Saiba como suspender execuções fiscais!

11 de maio de 2023

A execução fiscal é um processo judicial utilizado pelo governo para cobrar dívidas tributárias de empresas e pessoas físicas. Quando uma execução fiscal é iniciada, o devedor tem um prazo determinado para apresentar defesa ou pagar a dívida. Caso não haja pagamento ou defesa, o processo segue para a fase de penhora de bens. No entanto, existem maneiras legais de suspender execuções fiscais. Continue a leitura e saiba como:

Transação tributária

Uma das opções para suspender execuções fiscais é a transação tributária, que permite a negociação de débitos tributários entre o devedor e o governo, com a possibilidade de obter descontos sobre os juros, multas e encargos legais da dívida tributária e parcelar o pagamento em até 60 vezes, dependendo do valor da dívida e da capacidade financeira do devedor.

Pedido de parcelamento da dívida

Outra opção é o pedido de parcelamento da dívida, que permite ao contribuinte pagar a dívida em parcelas mensais. Para isso, é necessário que a mesma esteja regularizada e que o contribuinte apresente uma proposta de parcelamento ao órgão responsável pela cobrança.

Pagamento integral da dívida

O depósito integral do valor da dívida também pode ser uma forma de suspender as execuções fiscais. Nesse caso, o contribuinte deve depositar o valor integral da dívida em uma conta judicial para que a ação seja suspensa. Porém, é importante lembrar que essa opção só é viável para aqueles que possuem recursos financeiros disponíveis para quitar a dívida de forma integral.

Mandado de segurança

O mandado de segurança também pode ser uma alternativa para suspender as execuções fiscais. Essa ação judicial visa a proteger o contribuinte contra possíveis abusos ou ilegalidades cometidas pelo governo na cobrança de tributos.

Advogado em Curitiba

Vale a pena lembrar que cada caso é único e as opções para suspender execuções fiscais devem ser avaliadas de acordo com as particularidades de cada situação. Por isso, é recomendado contar com a orientação de um advogado, que irá avaliar a melhor estratégia a ser adotada.

Então se precisar de ajuda, entre em contato conosco! Estamos à disposição para avaliar qual é a melhor maneira de proceder no seu caso e te orientar durante todo o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sede 1
Travessa Amando Mann, 286 – Mercês,
Curitiba – PR, 80430-010
Telefone: (41) 3029-3303
Sede 2
Rua Padre Anchieta 2194 – Edifico Mirabilis
Sala 1501 e 1502- 15º andar
Curitiba – PR, 80730-000
Telefone: (41) 3018-9494
Sede 3:
Base Aérea nº 4, Casa/Caixa 212 – Praia da Vitória
Ilha Terceira – Açores, CEP 9.760-402
Telefone: +351 963 642 223contato@esturilio.adv.br
desenvolvido com por Esturilio Advogados © 2023